A Energia potencial é a energia que um objeto possui em virtude da sua posição relativa num espaço dentro de um sistema. Como assim? A energia potencial no caso é uma energia que está próxima a se tornar outro tipo de energia. Ela no caso é a concentração de energia armazenada. Meio confuso? Vamos dar uns exemplos?
![]() |
Este é um exemplo da transformação de energia potencial para energia cinética. Nesse caso trata-se de energia potencial gravitacional pois adota o peso do skatista para efetuar o movimento. |
- A Energia potencial gravitacional é uma energia que depende da sua posição relativa (altitude) e depende também do peso do objeto (Peso = Massa . Gravidade). Essa energia está justamente ligada a caída de algum objeto. A imagem ao lado mostra um bom exemplo para nós.
Para calcular a intensidade da energia potencial gravitacional usa-se a formula:

Onde m é massa, g é gravidade, h é altura e Ep.g. é energia potencial gravitacional. É medido pelo S.I. em J (Joules).
Nessa representação mostra o cálculo de uma deformação onde x0 no caso é a mola com o comprimento normal (sem deformação) e x é o grau de deformação (o espaço até aonde a mola foi esticada) |
- A Energia potencial elástica já é um tipo de energia mais complexo, pois se estuda apenas no ensino médio, mas veremos algumas coisas básicas. Este tipo de energia depende da força utilizada pelo esticamento da mola ou do elástico e a sua deformação (a deformação é no caso até aonde a mola foi esticada ou contraída). Mas a força que você precisa para esticar ou contrair um elástico é muito variada, seu trabalho é calculado através do cálculo da área do seguinte gráfico:
No gráfico ao lado mostra x sendo proporcional a F. O calculo da área do triângulo ao lado é justamente o calculo da energia potencial elástica de uma mola. É a mesma formula. Como a área de um triângulo é dada por:
Onde K é o coeficiente da "dureza" da mola (um número proporcional a força aplicada para fazer a deformação) e x é sua deformação. É medido pelo S.I. em J (Joules).
Nenhum comentário:
Postar um comentário